054 aikido02

Todos nós praticantes de artes marciais estamos sujeitos a nos lesionar e não muito difícil conviver com as dores dos joelhos, ombros ou qualquer outra articulação que usamos demais. Treinar, praticar, enfim, se dedicar a um esporte está atrelado a uma hora ou outra ter que conviver com uma lesão. Mas esta lesão pode ser produtiva, pode ser o sinal de que você estava acelerado demais e não percebia e seu corpo resolveu, por você, dar aquele tempo que  precisava. Todos nós praticantes de artes marciais estamos sujeitos a nos lesionar e não muito difícil conviver com as dores dos joelhos, ombros ou qualquer outra articulação que usamos demais. Treinar, praticar, enfim, se dedicar a um esporte está atrelado a uma hora ou outra ter que conviver com uma lesão. Mas esta lesão pode ser produtiva, pode ser o sinal de que você estava acelerado demais e não percebia e seu corpo resolveu, por você, dar aquele tempo que  precisava. 

 
Então e agora o que fazer? Tenho que fazer repouso? acabou? Não tenho como treinar, meu exame está próximo! É o fim? 
Não, não é o fim, muita calma nesta hora. Pode parecer que os seus objetivos estão agora muito mais distantes, mas talvez no fundo seja a hora de executar o plano B. 


No Aikido treinamos a parte prática, filosófica, a observacional e todos estes estudos são igualmente importantes. Então, agora que você não prática,  terá que ficar um tempo de molho e longe da prática física.  Existe uma luz no fim do túnel e vamos aprofundar nos estudos e na filosofia.

Mas o que fazer??? Enquanto estou me recuperando de uma lesão? Mas o que fazer, Enquanto estou me recuperando de uma lesão? 
 Há de se saber que somos akidokas, não estamos aikidokas, sempre lembro das sugestões do meu Sensei Fernando, para treinar no elevador, no box do chuveiro, ou até mesmo empurrando o carrinho do supermercado.


 Aqui vão algumas coisas que você pode querer considerar – para quando estiver afastado dos tatames.

1. Ler - Pegue um bom livro de Aikido, faça uma leitura ou releitura minuciosa. Isso irá manter a sua mente ativa e ajudará a processar a informação que você já está  dentro da sua cabeça!

2. Ir ao treino, mas apenas assistir - Pode ser frustrante, mas é muito importante, pois mantém  você em contato com o Sensei e como seus colegas que  estão treinando. Ainda pode ser muito útil para uma análise de sua própria interpretação da técnica que está sendo treinada.

3. Exercercitar as partes de você que ainda são funcionais, ou seja, se o seu joelho está comprometido por um tempo, trabalhar em sua parte superior do corpo. Um aspecto da formação que é muitas vezes negligenciada é a autodisciplina e força de vontade envolvida para realmente tirar seu traseiro da cadeira e ir treinar 3 vezes por semana. Um período de reabilitação temporário, especialmente se você estiver colocado na frente da TV, pode ser uma ladeira escorregadia em direção a letargia e apatia. Faça alguma coisa!

4. Assista vídeos existe uma infinidade de vídeos no youtube onde você poderá passar horas em frente da telinha pesquisando sobre Aikido, técnicas, assistir exames da Fepai, os vídeos educativos do Sensei Fernando entre tantos outros

5. Sensei Virtual aproveite esse momento de repouso físico e use os arquivos de áudio disponibilizado na seção download e toque em ordem aleatória, imagine os movimentos, monte o golpe a partir do nome e execute-o em seus pensamentos e depois confira com os vídeos

6. Anote em cartões os nomes e descrições de técnicas de ataque, defesa ou até mesmo da sua lista para exame. Leve sempre com você os cartões e revise-os periodicamente ao longo da semana. Visualize a execução bem-sucedida destas técnicas por você. Isso vai ajudar você a lembrar os movimentos em que pode se sentir enferrujado e desajeitado.

7. Retorno faça duas aulas por semana, durante quatro semanas. Em seguida, adicione uma terceira aula por semana. Se você gosta de treinar mais do que isso, gradualmente adicione mais aulas. Mesmo se você está trabalhando duro em seus exercí­cios de recuperação, dar tempo ao corpo para se acostumar com o seu retorno ao Aikido.

8. Pergunte aos seus colegas do dojo se querem treinar com você antes e depois da aula em uma técnica que sente que esta com dificuldades. "Exploda" o movimento em varias fases, de uma boa olhada nelas. Trabalhe como se você estivesse aprendendo aquele movimento pela primeira vez. Essa é a sua oportunidade única de encontrar as coisas “esquecidas” das técnicas que você pode nunca ter entendido antes.

9. Participar de turma de novatos em seu dojo, mesmo com  bastante experiência. Aproveite essa oportunidade para se concentrar em técnicas básicas, em um ritmo mais lento, para reviver a sua memória muscular. Trabalhe com alegria com as pessoas da aula que realmente estão apenas começando. Você carrega um conhecimento valioso e ajudando alguém vai ajudar você a lembrar o quanto você aprendeu.

10. Cuidado com o Uke - Tente sempre entender os limites do seu parceiro e respeitá-los. Mantenha a intensidade do treino, bem como a velocidade das técnicas, adequada à experiência dele. Treine de forma séria e concentrada, mas seja gentil e compreensivo quanto às motivações do seu companheiro, afinal ele está “emprestando seu corpo” para que você possa praticar e se desenvolver. 


Lembre-se: nem todas as pessoas estão sobre o tatame pela mesma razão, mas todas devem ser respeitadas igualmente.

Espero que com estas dicas você akidoka amigo que esta impossibilitado de treinar Aikido na prática, posso treinar Aikido na mente.

Um grande abraço

Roberto Brandão