Levante-se cedo pela manhã, inspire profundamente e expanda-se até os confins limítrofes do universo, depois expire e absorva todo o universo dentro de você. Em seguida respire toda a fecundidade e vibração da terra como se fosse a sua própria, e torne-se a vida vibrante. Sua mente e corpo se sentirão bem, as depressões e os sentimentos desagradáveis se dissiparão e você se sentira cheio de gratidão. Levante-se cedo pela manhã, inspire profundamente e expanda-se até os confins limítrofes do universo, depois expire e absorva todo o universo dentro de você. Em seguida respire toda a fecundidade e vibração da terra como se fosse a sua própria, e torne-se a vida vibrante. Sua mente e corpo se sentirão bem, as depressões e os sentimentos desagradáveis se dissiparão e você se sentira cheio de gratidão.

 Palavras do fundador do aikido Morehei Ueshiba

Dizer obrigado e possuir este sentimento no seu interior faz bem e nos torna honrados diante de um benefício.

Gratidão, em japonês, é Kansha, que é a associação de dois Kanjis: o primeiro kanji é Kan, que significa percepção e sentimento, quando passamos a perceber tudo que nos cerca, muitas vezes só acordamos para os fatos nos períodos de dificuldades;o segundo kanji é Sha , que significa pedir desculpas e agradecer, e isto acontece quando percebemos o verdadeiro valor e passamos a ter uma nova apreciação da vida, do cotidiano.
Espero que todos tenham a oportunidade de compartilhar de um sentimento tão poderoso que é a gratidão.

Esta expressão de gratidão, também pode ser expressa através de atitudes, assim como da prática marcial, conforme indicavam Ueshiba O’Sensei e Inoue Sensei, através da prática sincera, não-egoica. No livro Aikido de Satoru, encontramos as seguintes palavras de Ueshiba O’Sensei:

“Vocês devem se libertar das formas definidas: criem, gerem e evoluam. Takemusu é tanto vasto como sutil. (...)

Todas as coisas na Terra são uma função do Amor Universal , portanto, a verdadeira unificação e harmonia de todas as coisas é o espírito do Universo. Cada um de nós deve esforçar-se para perceber e realizar esta missão.

Aikido é o caminho que leva a ser concretizado o verdadeiro espírito da harmonia universal e é a única via para manter o universo em harmonia. (...)

A realização técnica em harmonia e em conformidade com os princípios do Universo é essencial. Isto não é nada além de fomentar um espírito sincero.

Progresso e avanço no treinamento Budo vai deixar de vir, se a pessoa permanece egocêntrica, se baseando apenas na o ego. Esta forma de Budo é equivocada e, inevitavelmente, voltar-se sobre si mesmo, traz infortúnio.

Em vez disso, deve-se formar uma conexão sincera e harmoniosa com o Ki do Universo (Ki- musubi), não ficando preso no sentimento de preocupação para a vitória ou a derrota imediata. Quando os sentimentos e intenções permanecem amarrados no corpo físico, não há renascimento e não regeneração.

As coisas primeiro chegam à vida através da união harmoniosa. Através desta unificação harmoniosa, sentimentos e intenções para transformar o poder divino e todas as coisas tornam-se claras (...)

Fiquem felizes.