井の中の蛙、大海を知らず

“i no naka no kawazu taikai wo shirazu”

(o sapo em um poço não conhece o oceano)

 

 

O sapo vivia em um poço, e com o tempo passou a ficar confiante de que conhecia o seu mundo. Só depois de muito tempo, ao ir para o oceano percebeu o quão vasto seu universo era, e que foi por todo esse tempo ignorante.

Mas como saberia o sapo que seu pequeno mundo era só um pedacinho do universo?

A pequena passagem acima possibilita a nós refletir e desafiar nossa realidade, a todo e qualquer momento, em perceber e encarar que estamos vivendo em um poço.

Você provavelmente consegue lembrar de algum momento em que saltou de um poço para o oceano. Lembre-se daquele sentimento de descoberta, de sua visão sendo ampliada, de sua humildade te controlando diante da imensidão daquele universo. Talvez até medo.

O que te levou a reconhecer que estava vivendo em um poço? Qual foi o esforço de sair daquele poço e encarar o oceano?

O mais interessante deste fenômeno, se me permitem modificar a lição, é que não importa quantas vezes deixemos o poço, sempre acabamos em um poço maior que chamamos de oceano – quando realmente chegamos no oceano?

Se o oceano significa enxergar todas as possibilidades, todas as oportunidades, o potencial, é aí que o espírito de sempre aprender e sempre procurar o oceano, deve estar também sempre presente a todo tempo. E talvez o oceano nunca chegue.

O Aikido, para os íntimos, significa intrinsicamente auto melhoria. Independente do que o Aikido serve para você ou sua vida (saúde, socialização, luta, espírito marcial, defesa pessoal, distração etc.) todos devemos concordar que de uma forma ou de outra o Aikido significa amanhã melhor do que hoje, hoje melhor do que ontem – seja de sua técnica, caráter, disciplina, controle corporal, filosofia, entendimento das leis do universo ou tudo junto.

Qual é o melhor caminho para a auto melhoria, então?

Quando começamos no Aikido, a primeira aula consiste em aprender a controlar o próprio corpo, o que já pode ser suficientemente frustrante! A primeira aula já te mostra a direção do oceano, se “sofre” tentando controlar os próprios braços para ficar em kamae, ou em não mover o pé direito quando o sensei fala para mover o esquerdo. O que realmente está acontecendo é que você está experimentando água de um poço novo. Quando se decide voltar para os tatames nas próximas semanas é quando realmente se entra no primeiro oceano (que na verdade é apenas poço)!

Isso acontece repetidamente, geralmente, guiado por um sensei ou senpai que já deu os mesmos saltos. Acontece que esses saltos são todos básicos e nem todos os saltos são o mesmo para todos. Com o tempo, outros saltos não se aplicam a você.

E então, fica mais difícil de sair do seu poço. Os saltos se tornam menos frequentes. É difícil reconhecer que vivemos num poço.

Então qual é o segredo?

O segredo é nunca acreditar que você chegou no oceano, e sempre reconhecer que tem uma visão limitada do universo.

Os nossos poços são vários: diferentes técnicas, diferentes estilos, diferentes sentimentos e sensações de se treinar e aprender Aikido, até mesmo a forma de aprender e se portar são apenas poços. Tudo é apenas um poço.

Etiqueta, conhecimento das técnicas, fluidez, relaxamento, preparo físico. Qual é o seu próximo oceano? Talvez não haja nome para ele, talvez seja apenas descrito em emoções.

Eu acredito que a parte mais difícil é reconhecer que se vive apenas em um poço. Esse é o primeiro passo da melhoria. De sair do poço e ir em direção ao oceano, explorar a aprender com um novo oceano de possibilidades.

Grandes artistas marciais, como Morihei Ueshiba, se transformaram constantemente em suas vidas em busca do oceano. Incluindo o seu sensei, quem eu garanto, não nasceu sabendo Aikido e não chegou onde está sem árdua autotransformação.

Se você quer ficar bom de Aikido, como você está procurando o próximo oceano? O que está fazendo para procurar e Aikido encarar o desconhecido? O quão ignorante estamos sendo?

Eu não tenho as respostas, mas a experiência de se saltar para um poço maior e explorar um novo oceano é de extrema satisfação para mim – apesar da dificuldade reconhecer em mim e no meu ambiente as limitações de um poço, e de tomar a ação de dar o salto. Talvez essas dificuldades sejam o que nos fazem aprender, e o universo está cheio delas.

Ganbatte!

Vini-fly

253 kanji japanese sky 空

 

Kanji céu, por Axek (https://dribbble.com/shots/3808191-253)