As 4 fases do aprendizado segundo Robert Dilts

Segue um texto baseado no ciclo de aprendizagem de Robert Dilts e com uma interpetração para o Aikido

Ciclo da Aprendizagem

1ª fase do aprendizado: incompetência inconsciente (NÃO SABE O QUE NÃO SABE)

A fase da incompetência inconsciente é a fase onde não sabemos que não sabemos. O que significa isso? Significa que não temos consciência da nossa falta de habilidade para executar certa função ou atividade. Por exemplo, uma pessoa que está aprendendo a arte do Aikido e nunca teve a experiência de ter praticado, ficar em kamae, tentar uma queda, um golpe básico ou até mesmo os 7 movimentos básicos do Aikido, com certeza terá alguma dificuldade no início, porque todo o processo é novo. A partir do momento que a pessoa começa a entender o funcionamento de cada elemento no Aikido, as chances são de que ela passará para o segundo estágio de aprendizado.

2ª fase do aprendizado: incompetência consciente (SABE O QUE NÃO SABE)

A incompetência consciente acontece quando o praticante novato de Aikido, passa a ter consciência de sua falta de habilidade para executar os movimentos. Esta é uma fase muito importante, porque a partir daqui a pessoa sabe que precisa praticar para que ela possa dominar a sua nova habilidade. Nesta fase também é onde acontecem as quedas meio desajeitadas e aquelas travadas no meio de uma técnica! É fundamental que a pessoa saiba como resolver problemas rapidamente, para que possa progredir e não ficar paralisada. Logo, depois de muita prática, nosso iniciante passa ter um controle maior em relação ao processo, começando a fazer algum progresso em direção à próxima fase.

3ª fase do aprendizado: competência consciente (SABE QUE SABE)

Na fase da competência consciente, a pessoa passa a fazer todas os movimentos de maneira correta: já sabe como cair, os 7 básicos, todas as técnicas e faz tudo de maneira detalhada e correta, e sem perder o foco. Nesta fase, percebe-se que a prática do Aikido se torna um processo prazeroso, porque aqui o praticante nota que realizou um progresso em relação as fases anteriores. Aqui nessa fase ele se torna consciente da sua nova habilidade com muito mais autoconfiança.

Depois de muita prática e repetição, o ato de praticar Aikido se torna quase que automático, pois realiza-se todo o processo sem ficar pensando nele. Com isso, a pessoa passa para o próximo nível que é a quarta fase.

4ª fase do aprendizado: competência inconsciente (NÃO SABE QUE SABE)

A prática do Aikido na fase da competência inconsciente significa fazer tudo de uma vez sem perceber como se faz, porque já foram muitas práticas e repetições. A pessoa passa a operar no piloto automático, pois ela se torna capaz de fazer várias coisas de uma vez só. Nesta fase somos capazes de cair de maneira suave e natural sem pensar em como fazer isso, se ganha fluidez nos movimentos, precisão nas pegadas, sincronia com o uke, realaxamento e contração dos músculos corretos entre tantas outras coisas que ocorrem paralelamente. O processo agora faz parte do nosso inconsciente, e tudo acontece sem esforço.

Conclusão

Você deve ter percebido até agora que é possível aplicar esse processo em qualquer área da vida que desejamos aprender. Para que isto aconteça, basta tomar consciência de que fase você está e seguir em frente sem desistir. Muitas pessoas começam algo e desistem logo em seguida, por acreditarem que nunca poderão aprender. E isso não passa de um sistema de crenças limitantes! Da próxima vez que ouvir alguém dizendo que não pode ou que não consegue aprender isso ou aquilo, contribua com a pessoa esclarecendo que ela está passando por uma fase de aprendizado. Toda fase é passageira. Com o tempo e um pouco de força de vontade, a pessoa logo avançará para o próximo nível. Quando menos ela perceber, ela terá dominado todo o processo.